Do seu jeito

11 plantas para criar um jardim dos sonhos

Ter um lindo jardim em casa vai muito além do design, já que as plantas são capazes de reproduzir ambientes leves, relaxantes, harmônicos e, é claro, luxuosos. No entanto, é preciso combinar as espécies e analisar os cuidados que cada uma exige. Os projetos decorativos que incluem itens naturais são atemporais e podem ser usados em quaisquer tipos de imóveis. 

Os jardins de luxo costumam ter elementos como fontes, decks e esculturas criadas a partir de metais ou pedras, as quais ficam centralizadas no local e proporcionam ainda mais elegância. Nos casos de espaços reduzidos ou projetos com detalhes minimalistas, as pequenas cachoeiras sintéticas são ótimas opções. 

De fato, cada tipo de imóvel requer uma estrutura diferente para o jardim e um bom projeto de paisagismo inclui as plantas ideais para o melhor aproveitamento do espaço, de modo que combine com os itens decorativos. 

Acompanhe o texto e conheça algumas espécies que podem transformar o seu jardim em uma verdadeira referência: 

Veja também: Jardim Paulista, em São Paulo: o bairro onde a elegância e a praticidade se destacam!

Agave

Também conhecida como “Pescoço de Cisne”, é um tipo de suculenta que desenvolve-se muito bem sob o contato direto com a luz do sol e, em razão de sua exuberância e de ser pouco exigente, é cada vez mais utilizada no paisagismo. 

Harmoniza bem em espaços pequenos, telhados verdes e jardins geométricos, verticais e tropicais.

Begônia Rex

Popularmente chamada como “Rainha das Begônias”, conta com uma folhagem elegante e aveludada que passeia entre tons de verde e vermelho. É uma planta que necessita de luz direta para se desenvolver, não gosta de climas frios e é tóxica para os animais.

É considerada como uma espécie de fácil cuidado e cai bem em espaços pequenos, tais como janelas, sacadas, jardins, vasos solitários ou suportes aramados.

Para evitar que a Begônia Rex tenha suas raízes apodrecidas, é importante observar a umidade do solo, já que somente o solo seco deve ser regado.

Buxinhos

Crescem em formato de arbustos e estão cada vez mais presentes nos projetos de decoração, sendo que os Buxinhos conseguem se adaptar bem em locais abertos e fechados. Tanto para jardins, quanto para vasos individuais, são opções que transmitem calma e sofisticação.

A recomendação é para que o cultivo ocorra com fertilizantes ricos em nitrogênio. 

Cactos

Os queridinhos que nunca perdem o charme, não precisam de muita água e gostam de luminosidade, assim, são opções excelentes para áreas externas e vasos decorativos. Embora sejam lindos, os espinhos podem machucar, então é preciso ter um cuidado especial com as crianças, idosos e pets. 

São muitas as opções de cactos no mercado, por isso, certamente você pode encontrar uma espécie que harmonize melhor com o seu jardim. Alguns, até produzem frutos! 

Colar de Pérolas

Ela não pode faltar no jardim daqueles que amam as plantas, visto que são muito elegantes e delicadas. Seu nome faz referência ao seu formato, já que a espécie conta com diversas bolinhas pendentes, as quais lembram grãos de ervilha.

Trata-se de uma espécie super delicada, que necessita de muita água e um ambiente com temperaturas amenas para sobreviver.

É comum que a Colar de Pérolas floresça no inverno, sendo que suas flores promovem um leve aroma semelhante à canela.

Hera-Batata

Esta é uma espécie semi-lenhosa e que possui uma folhagem extremamente ornamental, a qual pode se desenvolver em vasos pendentes e também como uma trepadeira.

Trata-se de uma planta que se desenvolve rapidamente e pode ficar exposta à luz solar direta. Com diferentes tons de verde, se encaixa bem aos mais diversos tipos de ambientes e jardins, além de que não ocupa muito espaço. 

Moreias

São clássicas em ambientes externos, uma vez que crescem verticalmente e de forma rígida; se adaptam bem em locais com muita sombra ou muita luz solar. São opções elegantes para enfeitar muros, portões, entradas e a região central dos grandes jardins.

Caso seja cultivada em algum tipo de vaso, é importante deixar um espaço de pelo menos 30 centímetros de distância entre outras plantas. 

Orquídeas

São inúmeras as cores e formatos que dão origem a mais de 50 mil espécies, as orquídeas estão entre as plantas mais amadas no mundo todo. 
Delicadas, elas não devem ser cultivadas sob a incidência de luz solar direta e, dependendo da espécie, podem ser criadas em troncos de árvores, jardins verticais, vasos suspensos, cestos de madeira e até no chão.

Além de charmosas, elas são as queridinhas dos beija-flores, que vão deixar o seu jardim ainda mais completo.

Peperômia

Com um delicado formato de coração, as folhas transmitem o aspecto de harmonia, frescor e tranquilidade. Esta espécie adora sombra e umidade, sendo uma boa opção para o cultivo em vasos ou floreiras. 

É possível encontrar a peperômia em diferentes formatos, cores e aromas. Sem dúvidas, é uma peça chave que cabe em qualquer tipo de jardim!

Primavera

Famosa por suas cores vivas, a Primavera, também conhecida como Flor-de-Papel, costuma se adaptar bem ao local em que é plantada e possui grande resistência ao frio e à chuva. Apesar disso, requer muito cuidado e manutenções frequentes. 

Ideal para ambientes internos e externos.

Violeta

Clássicas, alegres e muito delicadas, as violetas se fazem muito presentes em projetos de paisagismo e também como elementos de decoração para ambientes internos. Trata-se de uma planta que gosta de temperaturas amenas e da luz do sol, mas não de iluminação direta.

É facilmente encontrada em floriculturas e até supermercados, apostar em violetas cai bem em qualquer ocasião! 

Cultivar um jardim pode ser mais simples do que você imagina, basta escolher as espécies que mais combinam com o seu ambiente e rotina, siga as dicas e fique atento aos sinais que as plantas dão.

Enfim, se você possui um imóvel de alto padrão, o seu jardim deve acompanhar o estilo do projeto e, que tal incluir um gramado cheio e alguns móveis na decoração? Sem dúvidas, isso faz toda a diferença! E aí, você está preparado para cultivar o jardim dos sonhos?

Acompanhe o portal De Portas Abertas e fique por dentro das principais notícias e tendências do setor imobiliário.

GlemO

View Comments

Recent Posts

Seu apê pronto para morar: Residencial Borussia, em Bauru (SP)

O Residencial Borussia, localizado na Região do Parque Paulista em Bauru (SP), é um empreendimento…

1 dia ago

O mercado imobiliário de Miami: Uma opção atrativa para investidores que buscam por diversificação de carteira

O mercado imobiliário de Miami está em constante crescimento e se destaca como um dos…

3 meses ago

Muito além dos parques de diversão: O mercado de imóveis em Orlando atrai cada vez mais atenção

O mercado imobiliário em Orlando tem se destacado nos últimos anos, não apenas em razão…

3 meses ago

O mercado imobiliário de Nova York: Principais desafios e oportunidades para investidores

O mercado imobiliário de Nova York é um dos mais dinâmicos e valorizados do mundo…

3 meses ago

Breve Lançamento MRV: Residencial Montana no Vila Cloris. Qualidade de vida e praticidade em BH

O Residencial Montana é o mais novo empreendimento da MRV na região de Venda Nova,…

4 meses ago

Como estruturar o seu planejamento financeiro para a compra de um imóvel

 Comprar um imóvel é, de fato, uma decisão muito importante. Isso porque essa aquisição não…

5 meses ago